Tarot

O tarot é um oráculo. E o que é um oráculo? Em palavras simples, é um meio de obter respostas. Sobre de onde saem essas respostas, não existe uma resposta tida como única verdade. Isso vai depender da sua crença pessoal. Você pode dizer que são seus guias espirituais que respondem, que são as energias do ambiente, algum Deus ou mesmo que as respostas partem de você mesmo, do seu inconsciente, e o tarot não passa de uma ferramenta para o interpretar.

Independente disso, o tarot é uma ferramenta que não só se dedica a previsões como a aconselhar a pessoa que o busca. O futuro é algo mutável, não acredite em vigaristas que prometem adivinhar o futuro com 100% de certezas e falam que você não pode fazer nada para impedir o que te aguarda.

Mas, o que é um tarot exatamente? Como distinguir o tarot de outros oráculos que também usam cartas?

Um tarot tem de seguir algumas regras para ser considerado tarot.

  • Ele é constituido de 78 cartas
  • 22 Arcanos Maiores e 56 Arcanos menores
  • Os 22 Arcanos maiores sempre vão ser as mesmas cartas em todos os decks mesmo que mudem o nome para um parecido ( por exemplo a torre e a casa de deus que representam a mesma carta com nomes diferentes) ou o numero das mesmas.
  • Os 56 arcanos sempre vao ser divididos entre 4 naipes
  • Os 4 naipes sempre vao ser divididos entre figuras e numeros
  • As figuras sempre vao ser rei, rainha, pajem e cavaleiro, mesmo que os nomes mudem (por exemplo, alguns decks a trocam o pajem por princesa)
  • O significado das cartas sempre tem que coincidir com o modelo de tarot clássico.

Se o deck seguir esse modelo, então podemos chama-lo de tarot. Por muitas alterações que um autor faça a um deck de tarot, temos de conseguir lê-lo da mesma forma que um deck clássico para ser um tarot.

Desta forma podemos falar que alguns baralhos conhecidos como tarot no mercado (como tarot dos cristais ou tarot dos anjos), que não seguem o modelo de tarot, são oráculos de cartas autonomos e não um baralho de tarot. São chamados assim é porque o marketing é favorável. Pois, usando um nome já conhecido no mercado para ganhar visibilidade.

Neste site eu uso as imagens do Tarot “The mystical manga tarot” por Rann (ilustradora) e Barbara Moore (autora do livro do deck). Ele segue o modelo Rider Waite.

Quer descobrir mair sobre os Arcanos Maiores e Arcanos Menores? Carregue numa das imagens abaixo:

Como escolher o seu tarot?

Hoje em dia existem infinitos modelos diferentes de tarot á venda. Com todos os tipos de temáticos e géneros de arte. Não é dificil de adivinhar o porque, qualquer pessoa pode fazer o seu próprio tarot em casa e para os artistas poderá compensar criar o seu deck com o seu próprio estilo.

No entanto, a maioria dos tarots que encontramos à venda seguem um dos dois modelos clássicos: Marselha ou Rider Waite.

Se você tem interesse em estudar tarot mas não sabe qual comprar, saber a diferença entre estes modelos pode ser útil.

Nos Arcanos Maiores

As diferenças são na simbologia das imagens ( porém dependendo do autor do deck as cartas tem simbologia própria separada dos clássicos Marselha e Rider Waite), você pode pesquisar pelo aspecto da carta do deck que quer comprar e compara-la aos clássicos. Apesar da arte ter diferenças, o significado das cartas sempre será o mesmo, mas para quem está a começar pode ser mais simples arranjar um que siga a simbologia mais clássica, pois existem mais fontes de informação sobre.

Além da arte também existe diferença nos numeros dos arcanos maiores, nomeadamente nas cartas “A Força” e “A Justiça” no baralho de Marselha ( que foi o primeiro, dos dois, que surgiu) “a justiça” é o numero 8 das 22 cartas que são os Arcanos Maiores, e “a força” é o numero 11.

No baralho de Rider Waite essa posição é invertida, tornando “A Força” na carta numero 8 e “A Justiça” na carta número 11. Essa troca possivelmente aconteceu devido a questões de numerologia e também ao número 11 ficar no meio das 22 cartas , sendo uma posição perfeita para uma carta que deve representar o equilíbrio de certa forma. Para quem não tem interesse em numerologia e uma opinião formada sobre o assunto essa diferenca é irrelevante.

Nos Arcanos Menores

Existe uma diferença mais significativa que pode levar você a preferir um deck que siga o modelo Rider Waite ao invés de Marselha.

Num deck de marselha os arcanos menores não têm uma simbologia representada nas cartas, é como um deck de jogo de cartas comum, apenas as figuras (rei, rainha, pajem e cavaleiro) têm desenhos . Isso não interfere na leitura, mas obriga-nos a decorar o significado de 56 cartas apenas pelo naipe e numero.

Já o modelo Rider Waite tem uma imagem repleta de simbologia para cada um dos arcanos menores facilitando o aprendizado por interpretação visual.

Para resumir, as dicas para escolher um deck de tarot se está a começar essa jornada agora:

  • Escolha um tarot que siga o modelo Rider Waite se pretende aprender todos os arcanos e não apenas os maiores
  • Escolha um deck que você goste da arte
  • Escolha um deck com uma temática do qual você entenda. (Não vale a pena comprar um tarot egípcio se você não conhece nada da cultura egípcia e não tem interesse em conhecer).
  • Tenha em atenção ao tamanho das cartas, cartas muito grandes são difíceis de baralhar e podem se estragar mais rápido
  • Se o deck não for clássico, tente comprar o livro do autor em conjunto. Pois lá terá uma explicação da simbologia da arte.
  • Se o baralho tiver um aplicativo pode ser util para complementar os estudos. Se você estiver interessado pode pesquisar na playstore por “the fool’s dog”. É uma empresa que responsável por criar e distribuir baralhos de tarot e alguns outros oráculos de cartas e costuma criar aplicativo para eles. O meu deck principal, “The mystical manga tarot” também tem seu aplicativo á venda na playstore pela “the fool’s dog”.